Início > Noticias > Apresentação do Logótipo da Junta de Freguesia
Apresentação do Logótipo da Junta de Freguesia

O Executivo apresentou na última Assembleia de Freguesia o logótipo da Junta de Freguesia de Fátima. Os elementos que compõem o logótipo escolhido estão diretamente relacionados com a freguesia de Fátima e os acontecimentos de 1917.  

Os elementos:

Milagre (sol)
A forma arredondada remete-nos para o milagre do sol. Foi a última aparição de Nossa Senhora que já naquela altura trouxe milhares de pessoas ao lugar de Fátima.

Localização (“monte”)
Este elemento representa duplamente a cidade e a freguesia. A sua geografia, a sua localização. Fátima está no alto de um monte e preserva características rurais e urbanas o que a tornam num local especial.

Simbolismo (Azinheira e Nossa Senhora de Fátima)
A azinheira destaca-se pelo seu simbolismo, a Aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Por outro lado, a azinheira é também um símbolo da freguesia, já que não há praticamente uma rua onde não se encontre uma.
 
Videntes de Fátima (Pastorinhos)
São os protagonistas das Aparições. Três crianças naturais da freguesia de Fátima que tiveram o privilégio de ver Nossa Senhora.

Cor
O azul para além de ser o mesmo do brasão da Freguesia de Fátima, é também uma das cores que está normalmente associada à imagem da Virgem Maria. É uma cor que transmite serenidade.  

Disposição dos elementos
A posição dos pastorinhos, em cima do “monte” revela que estão em Fátima e que a cidade fica no alto. A azinheira está colocada de forma a ser o centro da atenção dos pastorinhos. A forma arredondada que envolve o “monte”, os pastorinhos e Nossa Senhora na azinheira representam o milagre que Fátima presenciou.  

Com a criação deste logótipo, o Executivo pretende realçar a dupla dimensão da freguesia, assumindo com orgulho a simbiose entre a ruralidade e a modernidade, de forma a deixar a ideia implícita de que Fátima é um local aprazível de serenidade e paz.

 
 




« voltar  |  topo