Início > Noticias > AVISO - Foco de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade do Subtipo H5N8 em Aves Selvagens em Portugal.
AVISO - Foco de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade do Subtipo H5N8 em Aves Selvagens em Portugal.

Foi hoje confirmado um caso de gripe aviária por vírus influenza A do subtipo H5N8 de alta patogenicidade numa garça-real (Ardea cinerea), colhida morta no passado dia 27-01-2017 em Ludo, Almancil-Loulé, na região do Algarve.

Na sequência da deteção deste caso foi aumentado o nível de alerta para a doença e reforçadas as medidas de proteção e vigilância na região do Algarve e produzido novo Aviso n.º 12/DGAV de 31 de janeiro (anexo).

Neste contexto, foi proibido o comércio de aves dos mercados rurais, as largadas de pombos, de espécies cinegéticas criadas em cativeiro e caça com negaças vivas, bem como, um apelo aos detentores de aves em capoeiras domésticas para não realizarem movimentações desses animais.

Adicionalmente foi comunicado às Autoridades Europeias (Comissão Europeia) e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) da ocorrência deste caso. Também foram efetuadas comunicações à Autoridade competente para a Saúde Humana (DGS), a Autoridade competente para a Gestão da Atividade Cinegética e Património Natural (ICNF) e ao Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR (SEPNA/GNR).

AVISO - Foco de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade do Subtipo H5N8 em Aves Selvagens em Portugal.






« voltar  |  topo