Início > Noticias > II edição do Tabula Rasa - Festival Literário de Fátima apresentada
II edição do Tabula Rasa - Festival Literário de Fátima apresentada

Foi no Salão Nobre da Junta de Freguesia que a Comissão Organizadora do Tabula Rasa - Festival Literário de Fátima apresentou o programa da II edição que se realizará entre os dias 15 e 18 de novembro em diversos locais da freguesia.

À semelhança da edição anterior, coube a Renato Epifânio, representante do Movimento Internacional Lusófono, a apresentação do programa detalhado, que este ano terá como tema a “A Literatura e o Sagrado”.

Para já estão confirmadas as presenças de diversos escritores, nomeadamente Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, António Carlos Cortez, João de Melo, entre outros, que introduzem uma novidade nesta edição, serões de tertúlia, onde irão contar as suas experiências enquanto escritores. 

Em 2015 o prémio Vida e Obra foi entregue a Eduardo Lourenço, este ano o júri decidiu por unanimidade premiar Pinharanda Gomes. Ensaísta, pensador, escritor, filósofo, historiador e investigador, é um autodidata por opção e autor de valiosos trabalhos sobre Filosofia, Teologia, Pensamento Português, Etnografia, Filosofia Hebraico-Portuguesa e História.
Da sua obra destaca-se a "Introdução à História da Filosofia Portuguesa" (1967), os sete volumes da série "Pensamento Português" (1969-1993) e os três volumes da pioneira "História da Filosofia Portuguesa" (1981, 1983 e 1991).

O Presidente da Junta de Freguesia, Humberto Silva, manifestou a importância deste Festival na freguesia, um projeto ambicioso que se pretende um marco de reflexão e propagação cultural no mundo lusófono. Agradeceu ainda o apoio de todas as instituições parceiras e empresas patrocinadoras.

O Presidente do Município de Ourém, Paulo Fonseca, enalteceu a parceria entre a Junta e a Câmara, reforçando a garantia de apoio à II edição do Festival. Lembrou ainda a necessidade de proporcionar a todas as pessoas, dos mais jovens aos adultos, momentos diversificados de fruição cultural, afirmando que a literatura e o pensamento são aspetos fundamentais na promoção de uma vida coletiva de qualidade.

Num ano em que se comemora o Centenário das Aparições, o Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima será um momento importante na promoção dos valores humanistas do pensamento, da tolerância, do diálogo e da Paz. Através dos três eixos orientadores do evento – o Mundo da Lusofonia, o Ecumenismo e o Diálogo Estético – pretende-se desenvolver novas pistas de pensamento e fruição estética.

Foi também apresentado o livro da primeira edição do festival que reúne todos os discursos e textos dos oradores, bem como as imagens fotográficas e ilustradas.   

 
 




« voltar  |  topo