Início > Noticias > Avenida Irmã Lúcia de Jesus em Fátima
Avenida Irmã Lúcia de Jesus em Fátima

Foi no passado dia 12 de fevereiro que o Executivo da Junta de Freguesia procedeu à cerimónia de inauguração das novas placas de toponímia “Rua Francisco Marto”, “Rua Jacinta Marto” e foi também atribuída a designação “Avenida Irmã Lúcia de Jesus” à artéria rodoviária que liga a Rotunda dos Pastorinhos, em Fátima, à Igreja Matriz, anteriormente designada por Estrada Principal de Fátima. Trata-se da estrada que liga a sede de Freguesia, a que comummente se chama Fátima Sede, ao ponto mais próximo dessa outra Fátima, mais moderna – a Cova da Iria, aquela que veio a ser o palco de acontecimentos que marcaram o mundo. Lúcia, à sua maneira, foi isso que fez ao longo da sua vida, ligou a Fátima dos campos e da serra à Fátima - Altar do Mundo, uma Fátima onde muitos vão e voltam, sendo esta estrada o caminho que tem sido a vida de muitos e muitos portugueses.

O Executivo da Junta considera que, onze anos após a morte da Irmã Lúcia, importa que o Povo de Fátima, através dos órgãos autárquicos que os representam, promova o reconhecimento a esta sua conterrânea, figura central das Aparições e da Mensagem de Fátima. E porque, para além do reconhecimento espiritual que a Igreja de Roma a seu tempo se encarregará de fazer, as dimensões humana e espiritual da Irmã Lúcia justificam que o agradecimento do coletivo deste “Povo de Fátima” seja feito através da atribuição do seu nome a uma artéria de Fátima. Garantindo assim a continuidade e coerência que presidiu à atribuição dos nomes dos seus primos, Francisco e Jacinta, aos troços da Estrada 356, entre a Rotunda dos Pastorinhos e o Santuário e entre este e a Rotunda do Peregrino. Dignifica-se assim uma via a todos os títulos importante, lembrando as inúmeras vezes que Lúcia a terá percorrido com o seu rebanho na companhia dos seus primos, orando e vivendo conforme a sua fé.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara, Paulo Fonseca, Presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões, Vereação Municipal, o sacerdote e vice-reitor do Santuário de Fátima, Vítor Coutinho, e também o postulador e vice-postuladora da Causa de Beatificação da Irmã Lúcia, o padre carmelita Romano Gambalunga e a irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria, assim como representantes das entidades da sociedade civil.

 
 




« voltar  |  topo